.

sábado, 23 de janeiro de 2016

PORTA

© João Menéres

23 comentários:

  1. Que porta tão rica!
    É de um palácio ou de uma igreja?
    O marmoreado trompe-l'oeil é interessante.
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar
  2. ANA

    É a porta da Igreja dos Congregados em Braga.
    Um pedinte teimava em colocar à frente um braço e eu já farto de lhe pedir ( afinal o pedinte era eu...) que me deixasse tranquilo, não tive mais paciência e disparei, não cuidando das linhas e não podendo mostrar tudo.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  3. Uma porta magnífica!
    Próxima vez que vá a Braga, a ver se a vejo...
    Beijinho e bom sábado! :-)

    ResponderEliminar
  4. É muito bonita!
    Estilo Arte Nova...

    Se tivesse dado uma moeda ao pedinte, ele se calhava deixa-o em paz. Isso de colocar o braço à frente foi estratégia para lhe dar qualquer coisa...

    Um beijinho e espero que venha um bocadinho de bom tempo:)

    ResponderEliminar
  5. SANDRA

    É na Avenida Central, lado Sul, depois do coreto.

    Outro beijo ( acho que o azulito vai aparecer, embora envergonhado ).

    ResponderEliminar
  6. A arte surge mesmo a cada porta:) e a foto captou o enleio. Bom sábado.

    ResponderEliminar
  7. ISABEL

    Até costumo meter conversa com toda a gente, mas aquele tipo irritou-me, que queres ?

    Arte Nova ?
    - Não me parece, Isabel...

    Vais ter melhoria, mas de pouca duração.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  8. BEA

    Tens toda a razão !
    E Braga mudou imenso. Museus não faltam !

    Um beijo agradecido.

    ResponderEliminar
  9. Tal como gosto de janelas, gosto de portas...
    Esta é austera, mas bonita...
    Bom sábado de sol fora de portas :)
    beijnho

    ResponderEliminar

  10. BELÍSSIMA !!

    A parte que a encima e todo o tipo de pintura confere-lhe majestade !
    Sabendo já que é de uma igreja, será que aquele "ornamento" superior que me lembra um grande livro sobre ela, simbolizará a Bíblia ?
    Adorei a parte envidraçada, com a luz que vem do interior!
    E há muita harmonia nas cores e entre os recortes !
    Gosto imenso desta Foto, João !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. GRAÇA

    Também tenho janelas !
    Se procurares no meu side bar, irás encontrar algumas.
    O Sol já está de novo encoberto...


    Um beijo e obrigado.

    ResponderEliminar
  12. MARIA MANUELA

    Tudo nesta porta recatada me sensibilizou.
    Não te sei dizer no pertinente ao elemento que te leva até um livro...
    Lamento.

    Um beijo e muito grato te fico.

    ResponderEliminar
  13. João, o ornamento superior que acima referi e me lembra um enorme livro de grande espessura, aberto e voltado sobre a porta... é apenas uma hipótese de mera associação de ideias... com o livro supracitado...
    Até porque, a meu ver... o elemento que nela mais sobressai, e por contrastar... é a luz interior coada pela translucidez do vidro e me encanta.
    Beijinho, João, e que o sol descubra de novo esta tarde...

    ResponderEliminar
  14. MARIA MANUELA

    Compreendido.
    Vamos a ver se amanhã a luz ilumine muita gente...


    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  15. Tantas vezes lá entrei e nunca na porta reparei!
    Se me perguntasses, iria defini-la castanha, de madeira pesada e, talvez, com vitral!
    Era a minha igreja de eleição aquando aluna da academia minhota! o Cónego Paulo Leite de Araújo, fazia homilias fabulosas!
    Beijinhos meus pela boa recordação que me trouxeste!
    Luísa

    ResponderEliminar
  16. LUÍSA

    Não, a cor é mesmo esta.
    A de madeira bem pesada é a exterior, se bem que não tenha dado colinho a esta...
    E tens que REVISITAR o Palácio do Raio !
    Agora, depois da ENORME recuperação de que foi alvo, a Misericórdia instalou lá o Museu !
    Vale a pena, Luísa, acredita.

    Um beijo mais.

    ResponderEliminar
  17. Irei sim. Vou lá muitas vezes, mas vou menos para a zona histórica!
    Grata pelo conselho!
    ;-) Bjnhs

    ResponderEliminar
  18. A porta é lindíssima!...
    Certamente o seu interior, deve ser também igualmente imponente!...
    Está praticamente perfeita, a imagem... pena só não ter sido possível levantar o angulo um nadinha mais... mas já entendi, que foi uma imagem meio atribulada de se conseguir... e mesmo assim está muitíssimo bem, com um fantástico aproveitamento da luz, reflectida... no vidro, parece-me...
    Beijinhos, João!
    Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
  19. ANA FREIRE

    Acredita que bem tentei, mas o diacho do homem era mesmo uma lapa e eu não estava para me aborrecer.
    Se tivesse carregado com a grande angular tinha pano para mangas !...
    Mas a 7D com a objectiva zoom agora já pesa muito para mim.

    Acho que é traço do André Soares. O Nasoni também o terá influenciado...
    A luz vem de dentro.

    Um beijo muito amigo e agradecido mais ainda.

    ResponderEliminar
  20. ... porta ... será uma porta que nos iluminará a alma e aquecerá o espírito segundo as cores que dela e dos seus vidros emanam ... ou ainda um acervo de sabedoria implícita como nos sugere o seu topo ... tal imagem de encadernação antiga ... ( provavelmente acumulará funções tal como outros acumulam subvenções)

    ResponderEliminar
  21. Ouvi dizer que essa é uma porta mágica. Quem passar por ela, fica 20 anos mais novo. Se passar várias vezes, até corre o risco de ficar criança novamente.
    É o que dizem... Só estou a "vender" aquilo que me disseram.
    :-D :-D

    É uma porta bonita e que ficou bem retratada.

    ResponderEliminar