.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JÚLIO RESENDE : Mais um Artista que se despediu desta vida.

© João Menéres




Faleceu ontem de manhã, na sua casa de Valbom, Gondomar, o Artista plástico Júlio Resende  
(  na véspera da inauguração de uma sua exposição em Lisboa e a pouco tempo de completar 94 anos ).


Apresento uma aguarela que me ofereceu há menos de dez anos e que representa um local que ambos muito apreciamos :
Na Pousada do Torrão, sobre as serenas águas da albufeira que a seus pés deleita o nosso olhar.


E, se me permitem, deixo uma brevíssima nota curricular :

Com uma carreira diversificada - pintura a fresco, vitral, painéis cerâmicos, ilustração de obras literárias e cenários teatrais - conta com uma numerosa obra mural, com destaque para a "Ribeira Negra" e a estação de Sete Rios do Metropolitano de Lisboa. Foi, ainda, director artístico do Grande Espectáculo de Portugal na Exposição Mundial de Osaka, em 1970.

Entre várias distinções salientam-se: Prémio Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes, Prémios Armando de Basto e Sousa Cardoso, Prémio Especial da Bienal de Arte de S. Paulo, 1º lugar no Concurso para o Monumento ao Infante D. Henrique, Medalha de Prata na Exposição Internacional de Bruxelas, 1º Prémio de Artes Gráficas na X Bienal de S. Paulo. Recebeu a Medalha de Ouro da Cidade do Porto, o Grau de Oficial da Ordem de Santiago de Espada em Portugal e da Ordem de Mérito Civil do Rei de Espanha, entre outras.
A obra de Júlio Resende está representada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Helsínkia ( Finlândia), Museu Aalesund Kubstforening (Noruega), Biblioteca Real Alberto (Bruxelas), Gabinete de Estampas (Antuérpia), sede da Unesco (Paris) e Museu Marítimo de Macau. E também no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian ( Lisboa), Museu Regional de Évora, Museu de Ovar, Museu Amadeo de Souza-Cardoso ( Amarante) e, ainda, Museu de Arte Contemporânea de Lisboa. 
Até ao dia 9 de outubro, na Galeria do Acervo, podem ser vistos os 33 estudos para o painel cerâmico da estação Sete Rios do metropolitano de Lisboa, que é da sua autoria. A exposição "A Intuição Atenta à Razão" abriu há quase um ano. <

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/morreu-o-pintor-julio-resende-1917-2011=f675367#ixzz1Yb9l5I5q