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sexta-feira, 10 de abril de 2009

PINTURA

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© photo by João Menéres

FONS VITAE
(Santa Casa da Misericórdia do Porto)

Em tempo de Quaresma, apresentamos uma das mais notáveis
obras do património artístico português e que está exposta
na Sala das Sessões da S. C. M. P.

> Trata-se de um quadro pintado a óleo sobre sete pranchas
aparelhadas de madeira de carvalho, atingindo os
2,10 m de altura e 2,10 m de largura.

O motivo central é o Calvário, com Cristo morto pregado na cruz,
Sua Mãe, à esquerda do observador, e S. João à direita.
A taça, cheia do líquido vermelho violento, é o ponto fulcral
da pintura; os pés do Messias estão no centro geométrico
do quadro, na intercepção das duas diagonais.
Repare-se como esse  X  das linhas de força ganha valores
com o paralelismo volumétrico: numa, os vultos da Senhora e
da Rainha; noutra, os corpos de S. João e do Rei.
Às pessoas de sangue real segue-se o Bispo, depois homens e
 mulheres adultos, todos senhores e burgueses de qualidade.

As formas imediatamente mais marcantes são dois triângulos:
o primeiro formado claramente pelo corpo emaciado de Cristo,ao alto,
e o segundo, invertido em relação àquele, composto pelos 
corpos ajoelhados e afrontados do régio casal.

Ao fundo, há úberes campos verdejantes, águas que correm e
os fecundam, gados que pastam, casario onde vive a gente laboriosa,
frescas ribeiras onde passeiam casais amantíssimos,
imagens duma alegoria evidente à Terra da Promissão
 que o Sacrifício da Cruz permitiu recuperar.

Os Príncipes são seis, e alinhados por idade, a seguir ao Rei D. Manuel  I.
Ao lado de um deles vê-se um chapéu cardinalício.
As duas Princesas, a seguir à Rainha, estão em adoração. <

(Para o texto que acompanha esta obra datada de 1518-1521,
 da Oficina de Bruxelas,  servimo-nos de um texto do Dr.Pedro Dias,
que resumimos ao mínimo aceitável e que procurámos adaptar  sem o desvirtuar. 
Relativamente à qualidade da fotografia que executei,
proponho que a comparem com outras reproduções de qualquer
outro livro ou publicação e atentem em todos os pormenores.
Tenho muito orgulho neste trabalho, podem crer.)